quinta-feira, 29 de julho de 2010

1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais



O Ministério da Cultura – MinC divulgou uma pesquisa encomendada à Fundação Getúlio Vargas, que revela o perfil das bibliotecas municipais em todo o país.


O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios.


Um dado alarmante revelado pela pesquisa é que apenas 9% destas bibliotecas oferecem serviços para deficientes visuais como audiolivros, livros em braille e produtos acessíveis. No caso dos serviços especializados para surdo-mudos, deficientes mentais ou físicos, o índice cai para 6% das bibliotecas.


Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros. O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.


Ainda segundo o levantamento, em 420 municípios, as bibliotecas públicas municipais foram extintas, fechadas ou nunca existiram.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Charges que mostram as dificuldades











Dicas de como agir nas ruas



1 - Aguardar na calçada o melhor momento para efetuar uma travessia, lembrando que para a pessoa com deficiência o tempo de cruzar a rua será maior .

2 – É mais seguro para a pessoa com deficiência visual atravessar com ajuda ou cruzar a via logo que perceber que os demais pedestres estão fazendo o mesmo.

3 - Ao cadeirante é importante observar se o local de travessia dispõe de rampa de acesso entre as calçadas. Caso não haja, a travessia vai demandar um tempo maior.

4 – Cuidado para atravessar entre carros ou caçambas, o cadeirante fica numa posição difícil de ser visto pelos motoristas, o ideal é sempre atravessar na faixa de pedestres.

5 – Caso encontre um deficiente visual parado na calçada, não o puxe nem o empurre, forçando-o a atravessar a rua. Deve-se perguntar antes se ele quer fazer o movimento. Não e porque ele é cego que tenha, obrigatoriamente, que viver cruzando ruas.

6 – Quando você avistar um cego querendo atravessar a rua, não grite para ele avisando que pode fazê-lo. Ele pode se assustar com a situação, ficar desorientado. Ajude com segurança, oferecendo o braço, de forma tranquila .

7 – Você não precisara avisar o cego que vai virar à direita ou esquerda, que vai descer o meio-fio. Ele consegue percebera e interpretara os movimentos corporais.

8 – Em uma calçada sem guia rebaixada (rampa) pergunte ao cadeirante a melhor forma de ajudar a vencer o obstáculo. Não faça manobras bruscas por conta própria com a cadeira .

9 – Quando se oferecer de guia para um cego não o confunda, cruzando uma rua em diagonal. Isso pode fazê-lo perder a orientação. Efetue o cruzamento em L; mais seguro para qualquer pessoa.

10 – Para pessoas com deficiência ou sem deficiência, o ideal e correto é sempre atravessar na faixa de pedestres .



Dia 14 de agosto acontecerá o grande baile estudantil2010! onde será escolhido o garoto e garota estudantil 2010. Na oportunidade o evento será encerrado ao som do paredão MIX SHOW, com a participação de vários DJs! NÃO PERCA... INÍCIO ÁS 8 DA NOITE NA QUADRA DOM BOSCO... ENTRADA 1 kg DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL. PARTICIPE!

COPA ESTUDANTIL 2010


Tá chegando a hora! É dia 10 de agosto o dia da abertura da copa estudantil 2010. O evento terá início ás 07:30 da noite no ginásio poliesportivo de Coroatá! Será a maior disputa já realizada, venha e participe!